Carnaval também é cultura

10/02/2023
Criado por:
Marcia Amaral

Goste ou não, a maior festa popular do mundo está chegando!

O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo e maior festividade do Brasil.
Então, daqui até lá é só sobre isto que você vai ouvir falar.

Mas, aqui vamos contar o que é menos falado sobre esta festa importante para a cultura brasileira. Não fomos nós quem a criamos, mas ajudamos muito a ressignificar o que é carnaval.

Segue o enredo que tem dicas para harmonizar a cultura do Carnaval com a cultura local.

Origens

As origens do Carnaval antecedem à Idade Média e acredita-se que alguns elementos da festa foram herdados de celebrações de diferentes povos da antiguidade, entre eles gregos e romanos que realizavam festas em homenagem a Dionísio e Baco, regadas a bebedeiras e outros prazeres carnais.

Na Idade Média a Igreja Católica buscou controlar os ímpetos festivos da população, tidas como propensas a práticas enxergadas como pecaminosas. Neste intuito, estabeleceu-se a Quaresma — período de 40 dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela contrição e pelo jejum. Isto fez surgir também o carnis levale, como um período para as pessoas extravasarem seus desejos antes de iniciarem a Quaresma. A expressão significa em latim “retirar a carne” e representa o Carnaval exatamente como o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados.

Chegada ao Brasil

O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras como o entrudo. Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro. Atualmente, ritmos como o samba, o maracatu e o frevo são seus símbolos.

O Carnaval transformou-se na principal festa popular brasileira a partir da década de 1930 e, atualmente, conta com os blocos de rua que acontecem nos grandes centros do país, assim como os desfiles das escolas de samba.
Além de ser uma festa móvel que tem sua data determina pelos critérios que definem a data da Páscoa, ela atualmente é fixada exatamente 47 dias antes da Páscoa.

Cada lugar, um Carnaval

Do norte ao sul do Brasil se celebra o Carnaval. Cada lugar com suas particularidades, uma vez que esta é uma festa popular que também expressa a cultura local.

Certamente há locais onde a festa tem proporções gigantescas, como o Rio de Janeiro e São Paulo, na região Sudeste, Salvador e Recife, na região Nordeste. Mas, em outras regiões se pula também.

Na região Sul há cidades famosas por estas festas e há muitos carnavais. Destacamos aqui três destinos de Santa Catarina, onde se pode conciliar turismo cultural com a maior expressão cultural do nosso país.

Carnaval em localidades históricas de Santa Catarina

Este pode ser uma ótima oportunidade para os turistas foliões apreciarem e valorizarem a cultura local. Uma ótima e deliciosa maneira de isto acontecer pela gastronomia.

Destacamos aqui três destinos para uma imersão na cultura local junto ao Carnaval.

São Francisco do Sul

Descoberta em 1504, por uma expedição francesa que a consagrou como a terceira localidade mais antiga do país, e a primeira de Santa Catarina, possui um Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, com destaque ao Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras.

Sua culinária típica é uma mistura das influências indígena com a europeia. A cambira, por exemplo, um prato à base de peixe, passou por adaptações ao longo dos séculos. Mas, foram os povos ancestrais na região os precursores na técnica de conservar peixes secando ao sol, a qual torna este prato tão especial. O pirão com linguiça também é outro prato tradicional e nele também está a forte presença da cultura indígena, representada no pirão.

por Prefeitura de São Francisco do Sul

Dicas:
Carnaval – Baile Municipal de Carnaval de São Francisco, que será realizado dia 17 de fevereiro de 2023. Para mais informações acesse o site da prefeitura.
Turismo cultural – Visite o Centro Histórico e almoce um dos pratos típicos.

Laguna

Fundada em 29 de julho de 1676, o nome da cidade teve sua origem na lagoa ligada ao mar. Considerada a segunda cidade mais antiga do estado. Seus primeiros habitantes foram os povos dos sambaquis, homens pré-históricos que viviam da pesca em regiões de lagoas e mar. Depois vieram outros nativos, os portugueses, negros, italianos, alemães e outros. Cada etnia deixou sua marca encontrada na arquitetura, gastronomia e histórias.

A pesca sempre foi muito importante na localidade e ali acontece uma cooperação linda de ver, entre homem e boto. A “pesca cooperativa” é a interação entre homem e animal, uma tradição de Laguna, que tem o título de Capital Nacional do Boto Pescador.

Também vem do mar aquele fruto que pode ser tornar mais uma Indicação Geográfica do estado, Camarão Laguna.

por Prefeitura de Laguna

Dicas:
Carnaval – Pré-Carnaval e Desfile Oficial. Consulte a programação divulgada aqui.
Turismo cultural – Assista à cooperação de pescadores e botos nas proximidades da ponte Anita Garibaldi. Peça para sua refeição um prato com o camarão de laguna.

Florianópolis

Junto a estas duas cidades está Florianópolis, como as ocupações luso-brasileira mais antigas no território catarinense.

Na capital catarinense, antes que os portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e navegadores de outras nacionalidades começassem a aportar na Ilha – a partir das navegações marítimas do século XVI – a região era habitada por índios da grande nação tupi-guarani e pelos povoadores vicentistas, que a fundaram como nome de Nossa Senhora do Desterro.

Alguns pratos da culinária tradicional são o peixe frito com pirão branco ou de feijão, a tainha escalada com farinha, ou assada com recheio de ova e moela, o peixe assado na folha de bananeira, os caldos de peixe e de camarão, acompanhados de farinha de mandioca ou pirão d’água e o bolinho de siri. Todas essas preparações podem ser encontradas em vários restaurantes típicos da Ilha, em especial nos bairros mais antigos, como Santo Antônio de Lisboa.

por Caio Vilela/MTur

Dicas:
Carnaval – No bairro Santo Antônio de Lisboa, um dos mais antigos de Floripa, acontece um dos um dos mais populares e tradicionais da capital. Confira a programação aqui.
Turismo cultural – Desfrute qualquer prato tradicional ou uma porção de ostras e aprecie o pôr do sol em um dos melhores lugares para este momento do dia.

Fontes das informações e Imagens:
Carnaval, por Daniel Neves Silva, Mundo Educação.
Laguna – Foto, por Portal do turismo de Laguna
Laguna – Informações do município, por Portal do turismo de Laguna
Camarão Laguna, por Sebrae
São Francisco do Sul – Foto, por Portal do turismo de São Francisco do Sul
Gastronomia de São Francisco do Sul, por Portal G1
Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – Foto, por Caio Vilela/MTur
Gastronomia de Florianópolis, por Paula Lazzarin Uggioni

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.