Estamos em um momento festivo para a viticultura no Hemisfério Sul, a vindima!
É nesta época que um ciclo natural nos vinhedos se encerra e os frutos do trabalho na vinhas é colhido.
Vindima na viticultura se refere a (1):
- Colheita de uvas;
- Período favorável a essa atividade;
- A quantidade de uvas colhidas nesse período: “… em fartos anos, de fartas vindimas…” (Eça de Queirós, A cidade e as serras).
Neste ano há uma fartura de eventos em celebração à vindima, a qual já começou nas regiões onde há variedades de uvas de maturação precoce, ou onde a festa antecede à colheita.
Na mais tradicional região produtora de vinhos no Brasil, Serra Gaúcha, há eventos públicos e privados em vários municípios e rotas turísticas. Há programação para todos os públicos e idades até meados de março.
Para facilitar à consulta e organização, de quem tenha interesse em visitar à região e participar deste momento de celebração, disponibilizamos um resumo das informações para:
- Veraneio da Vindima – Garibaldi, até 9 de março;
- É Tempo de Vindima – em Flores da Cunha, até 19 de março;
- Bento em Vindima – em Bento Gonçalves, até o dia 19 de março.
Já na Serra Catarinense, onde o ciclo de maturação das uvas é mais longo, a Vindima de Altitude inicia em 3 de março e vai até o dia 26 daquele mês.
Estas informações também estão disponíveis no Calendário do site.
A Terroir Turismo não está envolvida com a organização dos eventos, consulte as fontes indicadas para informações complementares.
Mas, caso você queira consultoria para desenhar um roteiro de experiências, faça contato conosco e consulte nossos serviços!
—-
Fonte da definição: (1) Dicionário Caldas Aulete
Crédito da foto: Prefeitura de Flores da Cunha